Jaborandi con el nombre científico de Pilocarpus microphyllus, pertenece a la familia de las rutaceae y tiene nombres populares como pimienta de perro y jaborandi real. Esta planta se cultiva en Maranhão. Una planta sencilla que tiene un gran potencial estético. La planta puede alcanzar 1,50 metros de altura. Lo que llama la atención de esta planta es su flor que crece en racimos [...]. VER DETALLES VER PRODUCTOS RELACIONADOS
Com nome cientifico de Pilocarpus microphyllus, pertence a família das rutáceas e tem como nomes populares pimenta-de-cachorro e jaborandi verdadeiro. Esta planta é cultivada no Maranhão. Uma planta simples que tem um grande potencial na estética. A planta pode chegar a 1,50 metros de altura. O que chama a atenção desta planta é a sua flor que cresce em cachos.
Dentro das flores nascem os frutos de jaborandi que quando secos servem como sementes para ser plantadas e dar origem a novas plantas. A árvore jaborandi tem troncos grossos e floresce o ano todo. Esta planta é rica em pectina e pilocarpina, reconhecida como uma das melhores enzimas fitoterápicas.
Propriedades Medicinais
A jaborandi servem como um excelente medicamento da natureza para diversos problemas de saúde. Um dos principais usos, formato chá, tem poder curativo no glaucoma. O princípio ativo da planta, os sais de pilocarpina agem dilatando ou retraindo a pressão sobre a pupila e exerce influência sobre os dois tipos de glaucoma, o de ângulo aberto e fechado. A pressão feita sobre a íris do olho ou a falta desta pressão, pode causar problemas sérios de visão em pessoas que adquirem o glaucoma em algum ponto da vida. Falando em olhos, problemas como descolamento de retina e pressão alta nos olhos são uma das especialidades curativas dos sais de pilocarpina. Além do glaucoma e descolamento da retina a planta também trata com eficiência doenças do corpo todo, por exemplo:
Bronquite, asma e pneumonia: As propriedades medicinais do jaborandi dilatam os alvéolos pulmonares fazendo com que o fluxo de oxigenação. Os princípios ativos do chá também auxiliam na redução de crises agudas de asma em crianças e adultos. As crises de pneumonia bacterianas são amenizadas quando usado o jaborandi em concomitância ao antibiótico adequado. O chá é um complemento importante da medicação farmacológica.
Diabetes: O aumento do açúcar no sangue pode trazer problemas para o corpo, o chá de jaborandi ajuda a redução dessa condição no sangue, tornando os níveis mais aproximados da normalidade. O diabético deve fazer uma dieta adequada, porém quando em conjunto ao jaborandi, há eficiência muito maior das propriedades do chá sobre a glicemia.
Paralisia nos rins: Pessoas que estão com problemas renais graves como a paralisia devem fazer o uso do jaborandi. Apesar de ser vetado um excesso de líquido, a planta é aconselhada para auxiliar na recuperação do órgão mesmo em casos de casos que já necessitam hemodiálise.
Cólica intestinal e hepática: A infecção intestinal e hepática podem proporcionar dores consideravelmente fortes que são as cólicas. As folhas de jaborandi entram em cena para amenizar essas crises de dor causada por bactérias indesejadas causadas por intoxicação alimentar.
Doenças sexualmente Transmissíveis: Gonorreia, cancro mole e HPV são doenças que o jaborandi ajuda a eliminar. Os sintomas incômodos como secreção, coceira e ardor são eliminados com a ajuda da planta medicinal. O uso frequente das propriedades também ajuda a evitar que a doença volte a ficar forte, mesmo em momentos onde o organismo tiver uma queda de imunidade. Doenças como caxumba, enfisema pulmonar, ressecamento das fezes, reumatismo e febre reumática, pleurisia e outras são beneficiadas com as enzimas positivas da planta de jaborandi. Além disso, a planta é um excelente expectorante natural para problemas como laringite, e pneumonia.
O jaborandi pode ser usado em formato de chá ou de extrato. Se maceradas, as folhas da árvore ou arbusto rendem uma tintura grossa de cor escura e saborosa. O gosto da planta lembra o da planta mentruz. O pó de jaborandi pode ser usado para tratamentos assim como as folhas secas e in natura retirada diretamente da árvore ou arbusto.
O pó de jaborandi pode ser usado em sobremesas, em porções individuais, adicionados em sucos ou até mesmo fazer o chá. Além do uso interno para tratamento fitoterápico para doenças do corpo, ele também tem uma aplicação importante na área cosmética e de beleza. É usada como tratamento contra queda de cabelo, caspa e espinhas. A homeopatia de jaborandi também e bastante procurada, porém não há indícios da sua eficácia comprovada. A planta também pode ser usada em fabricação de pomadas, tinturas para cabelos, loção colírio para casos de glaucoma.
O chá de jaborandi efeito com as folhas secas e frescas, basta adicionar 20 gramas de folhas para cada litro de água filtrada e fervida. Com a água ainda quente fazer a infusão da erva e tampar por cerca de 10 minutos. Após esse período esperar mais alguns minutos até que o chá fique morno para adoçar e consumir. Aconselha-se o uso de cerca de duas xícaras do chá de jaborandi diariamente.
O jaborandi tem uma importante função no couro cabeludo, tem o poder de fortalecer a raiz capilar evitando assim a queda de cabelo. O shampoo de jaborandi também é bastante usado para tratamento da seborreia, as casquinhas que se proliferam velozmente pelo couro cabeludo e fazem uma névoa branca na cabeça e ombros. Deve-se massagear o couro cabeludo por pelo menos 3 minutos com o champoo de jaborandi e aplicar o condicionador das folhas em seguida. O resultado do tratamento se vê imediatamente, o couro cabeludo passa a perder menos folículos capilares e novos fios passam a crescer, pois a limpeza também desobstruí os poros proporcionando aparecimento de novos fios. O creme de jaborandi é usado diretamente em espinhas e acnes inflamadas. Ela ajuda a limpar a oleosidade da pele fazendo com que as erupções cutâneas reduzam de quantidade e intensidade.
A Glicerinas e Parafinas de Portugal não se responsabiliza pelo mau uso ou má aplicação deste produto.