Copal resin to make incense sticks and natural air fresheners. Of vegetable origin, it contains a fragrance that makes the mind relax, helping creativity and positive feelings to flow. Promotes healing, longevity, keeps evil spirits away. This resin is widely used in meditation or spa centers, to acclimatize the different relaxation areas. The most common is to use copal resin for incense, for that you only have to place a copal stone on an incandescent coal tablet. Topical use. [...] VIEW DETAILS VIEW RELATED PRODUCTS
A resina natural chamada de Copal, ou ainda o “pom”, é uma substância fossilizada, com usos na aromaterapia e em outras atividades. No mundo dos incensos, ela é utilizada para a purificação de ambientes e pessoas.
Esta resina lembra vagamente o âmbar, uma outra resina fossilizada. Na verdade as duas possuem uma origem muito parecida!
As duas são fósseis de árvores como ciprestes e pinheiros de regiões quentes. No entanto, o âmbar é mais antigo e mais valioso do que o Copal, e possui um aroma também diferente.
Por suas características fossilizadas, ambas tem importantíssimas informações arqueológicas ou até mesmo genéticas que podem auxiliar cientistas a entender melhor sobre as árvores e o mundo da época em que estes compostos foram formados.
Reza a lenda Popol-Vuh, que o Copal foi entregue de presente aos homens por uma antiga deusa civilizadora. A resina teria sido extraída diretamente da árvore da vida pela divindade e entregue aos povos Maias quichés.
De acordo com a crença, eles utilizavam a resina Copal em todas as suas cerimónias religiosas para que o composto pudesse afugentar todos os maus espíritos.
Assim como há em algumas tradições religiosas uma forte relação entre o incenso e o céu, o Copal se relaciona diretamente com a lua, tanto pela sua coloração, como pela sua beleza. Ele se apresenta tanto em coloração mais esbranquiçada, como mais amarelada, e estas cores dependem da idade da amostra e dos compostos que foram responsáveis por formar aquela resina fossilizada.
Porém, o incenso está mais ligado a religiões cristãs ou até mesmo asiáticas, enquanto o Copal era muito mais presente e utilizado pelos povos antigos do continente americano como Maias, Quichés, Astecas e outros.
NÃO INGERIR